LA PREPARACIÓN DEL CAMPO Y EL ÉXITO GENERAL DE LA CAMPAÑA
"O campo com melhor preparo favorece o sucesso no evangelismo. Os melhores resultados em termos gerais tendem a estar em campos com preparo moderado ou especial. Por outro lado, os locais com preparo incipiente oferecem menores condições para o sucesso geral da campanha". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 17.
"Se a igreja mãe não se envolver na campanha ou se houver pouco recursos humanos para auxiliar nas de-mandas da conferência, principalmente em questões logísticas, os resultados do evangelismo podem ser prejudicados". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 19.
"Os fatores humanos que mais contribuíram para o sucesso foram a visitação do obreiro, visitação do evangelista, ministração de estudos bíblicos nos lares e o apoio de voluntários. O envolvimento da igreja mãe costuma se dar mais em termos financeiros e logísticos e não nos níveis de visitação e envolvimento com a comunidade a ser alcançada. Portanto, o envolvimento da igreja mãe como instituição apoiadora parece não fazer tanta diferença para o sucesso na campanha, desde que haja pessoas dispostas a trabalhar, independentemente de pertencer à igreja mãe ou à comunidade que recebe o projeto". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 19.
"Os projetos realizados em 2010 pelos estudantes-evangelistas, em sua maioria, tiveram a contribuição de um núcleo de apoio ou um grupo de pessoas que se dispôs a ajudar no que fosse preciso, embora não necessariamente tenha saído da igreja mãe. Na maioria das vezes, alguns irmãos adventistas mais comprometidos ou pessoas não adventistas da própria comunidade interessadas na permanência da campanha no local. Esses, usualmente passam a fazer parte da nova igreja". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 19.
FACTORES QUE CONTRIBUYEN PARA AUMENTAR EL NÚMERO DE BAUTISMOS
"Segundo a nossa pesquisa os fatores que mais contribuem para o aumento do número de batismos são
(1) Visitação do obreiro bíblico nos lares;
(2) Envolvimento do pastor distrital na campanha evangelística;
(3) Renda do evangelista;
(4) Tempo de batizado do evangelista.
Os dois primeiros fatores (visitação de obreiro e envolvimento do Pr. distrital na campanha) demonstram que quanto maior for o contato direto entre o evangelista, o obreiro, o pastor distrital e o público-alvo maior tende a ser o sucesso na campanha em termos de batismos. Em outras palavras pode-se dizer que o acompanhamento durante a campanha e o contato “tet a tet” (pessoal, relacional) durante a fase de proclamação da mensagem é importante para o sucesso na fase da decisão – quanto mais as pessoas se relacionam com os dirigentes do programa, mais facilmente se decidirão pelo batismo". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 20.
"Os fatores como renda do obreiro e o seu tempo de batizado também são importantes para o sucesso no evangelismo. O estudante-evangelista com potencial financeiro elevado está mais apto para arcar com alguns gastos extras do programa e tem mais facilidade para fazer investimentos que trazem mais atrativos para o mesmo (brindes, assistência social, feiras comunitárias etc.) o que acaba influenciando no momento das pessoas decidirem pelo batismo.
O tempo de batizado do evangelista também favorece o aumento do número de batismo. Isso talvez se justifica pela experiência e maturidade espiritual que o evangelista possui o que provavelmente o dá maiores facilidades para instruir e “arrancar decisões” para o batismo – quanto maior for o tempo de batizado e a experiência do evangelista maior tende a ser o número de batismo". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 20.
FACTORES QUE FACILITAN LA CONSERVACIÓN Y LA PARTICIPACIÓN EN LA MISIÓN DE LOS RECIÉN CONVERTIDOS
a. Participación de voluntarios (miembros de iglesia)
b. Participación Pastoral
c. Visitación del instructor bíblico
d. El Perfil del evangelista
"A carência de voluntários, dentre outros fatores em geral contribuem para o fracasso de uma campanha. Por outro lado, segundo nossa pesquisa, o envolvimento pastoral, o empenho e visitação do obreiro bíblico e o perfil do evangelista contribuem significativamente para o sucesso da mesma". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 21.
"Cada vez menos pastores parecen creer que el evangelismo público funciona". (Emilio Abdala. Evangelismo Urbano. Unaspress, 2023, 13).
"A visitação do obreiro bíblico, em especial mostrou-se ser eficaz no aumento da quantidade de batismos e na divisão da igreja em PGs. O obreiro por estar em contato mais intenso com o público tem maiores facilidades para realizar uma visita nos lares, ministrar estudos bíblicos, apelar para uma decisão de batismo e para sugerir que os novos conversos adotem uma vida em comunidade". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 22.
FACTORES QUE FAVORECEN EL PLANTÍO DE UNA NUEVA IGLESIA
"O plantio de uma nova igreja está entre os itens principais do sucesso do evangelismo". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 23.
"Por ser um item indispensável nesse processo e por ser foco de grande investimento por parte tanto das associações como do projeto Antioquia, o plantio de igreja ocorre na maioria dos casos (72%)". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 23.
"O plantio da nova igreja, como resultado do evangelismo, depende mais dos investimentos financeiros e logísticos das associações e missões que do preparo do campo missionário. Isso quer dizer que de uma forma ou de outra igrejas são plantadas. Porém, isto não garante por si só a sua manutenção ou potencial de crescimento". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 24.
"Uma vez que são vários os requisitos indispensáveis para um plantio eficaz (auto-sustentabilidade, liderança capacitada, membros regulares, igreja em PG, discipulado etc.), plantar igrejas só por haver recursos financeiros e números de batismos expressivos pode ser um risco à saúde espiritual e administrativa da nova congregação". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 24.
LOS EVANGELISTAS MÁS EXITOSOS
(1) os que têm uma renda familiar per capta entre R$ 750,00 a R$1.000,00 e potencial econômico para arcar com algum tipo de gasto durante a campanha;
(2) Aqueles que tinham feito algum curso técnico ou superior antes da sua vinda para o SALT, o que significa mais possibilidade de emprego e consequentemente mais condições financeiras;
(3) Aqueles que têm mais experiência evangelística em plantio de igrejas e realização de evangelismos, bem como mais tempo de batizado;
(4) Aqueles que estão classificados num nível socioeconômico médio ou acima da média;
(5) Aqueles que conhecem o seu ponto de pregação com antecedência;
(6) Aqueles que se misturam com o seu público alvo e o visita de casa em casa e ministram estudos bíblicos junto com os obreiros. (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 24, 25.
CAMPOS CON MAYOR ÉXITO
"Os campos que mais foram bem sucedidos (sucesso geral - nº de batismos, plantio de uma nova igreja, conservação dos novos membros, assimilação doutrinária, igreja em PGs, cargo para o novo membro e igreja autossustentável) nas campanhas evangelísticas do projeto Antioquia em 2010, foram:
(1) os que não foram realizados dentro do projeto “Terra de esperança.” Lugares sem presença adventista representam pouco ou nenhum apoio de voluntários e de pastores locais durante e depois da campanha, podendo comprometer os resultados alcançados pelo evangelista.
(2) Os campos em que os evangelistas tiveram conhecimento dos seus pontos de pregação com no mínimo de 30 dias antes do início da campanha.
(3) Os campos com predominância da religião católica, ou em segunda instância, igrejas evangélicas. Os católicos são preferíveis a outras religiões, pois são os que, em geral, menos resistência demonstram à mensagem adventista;
(4) Os campos em que os pontos de pregação estavam localizados a uma distância inferior a 1000 metros.
(5) Os campos nos quais os obreiros bíblicos realizavam visitações nos lares antes do início do evangelismo, fazendo pesquisas de opinião pública, despertando amizade e construindo pontes de relacionamento com o público-alvo.
(6) Os campos em que houve um acompanhamento durante a campanha com visitas nos lares, pelos obreiros bíblicos e pelo evangelista para ministração de estudos bíblicos e acompanhamento espiritual;
(7) Os campos que contaram com o apoio da igreja mãe ou de um grupo de voluntários que apoiaram a campanha;
(8) Os campos em que o pastor distrital teve um envolvimento considerado pelos evangelistas como bom ou moderado, apoiando a campanha e dando suporte pastoral ao estudante-evangelista;
(9) Os campos que desenvolveram projetos sociais e feiras comunitárias. (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 25, 26.
PÚBLICO MÁS ALCANZADO
(1) Pessoas carentes de assistência social: cestas básicas, tratamento odontológico, aplicação de flúor, roupa e utilidades de cozinha;
(2) Pessoas que apreciam atenção pastoral e orientação familiar;
(3) Pessoas que carecem de oração nos lares e procuram ajuda de Deus ou de alguma entidade religiosa para auxiliar na resolução de seus problemas financeiros, de saúde e familiares. Normalmente pessoas de baixa renda, e que são mais acessíveis à abordagem e visitação de um obreiro bíblico ou evangelista;
(4) Pessoas preferencialmente da religião católica ou que enfrentaram alguma decepção com a religião ou com alguma situação importante da sua vida;
(5) Pessoas que moram a menos de 1 km do local onde se realiza a campanha evangelística. Este aspecto relacional e de consideração para com a cultura do público a ser alcançado é um fator determinantes para alcançar os objetivos traçados. (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 26.
"Se identificar com a sua cultura, hábitos, ambientes etc., desde que isso não coloque em questão os princípios eternos da palavra de Deus, e respeitar as suas peculiaridades culturais e antropológicas é um grande aliado na obra de salvação de almas". (David J. Hesselgrave, A comunicação transcultural do evangelho: comunicação, estruturas sociais, mídias e motivação. vol.3. trad. Robinson Malkomes e Antivan Guimaraes Mendes (São Paulo: Vida Nova, 1996).
"Antes de se considerar ou não o evangelismo público ou qualquer outro método de plantio de igrejas como métodos “perfeitos” ou “infalíveis”, parece mais razoável atribuir tal mérito ao planejamento, envolvimento, esforço, humildade e busca do Espírito Santo de modo que as sementes possam ser regadas com a chuva temporã e a serôdia, e venham a produzir muitos frutos para o reino dos céus". (Ailton Artur S. Ribeiro. Fatores condicionantes de sucesso no evangelismo de plantio de igrejas: Um estudo de caso com o programa de plantio de igrejas (Projeto Antioquia) do SALT-IAENE. En Estrategias para el cumplimiento de la misión. Volumen 11 - Número 01 - Enero - Junio 2014. 8-28), 27.
No hay comentarios:
Publicar un comentario